Agenda

20/10/2016

2º. WORKSHOP DE CONTABILIDADE E TRIBUTAÇÃO

Breve descrição e Objetivo

O workshop de Contabilidade e Tributação é uma iniciativa (evento) realizada pelos professores do NECCT da FEA-RP-USP que têm como finalidade fomentar e publicitar as atividades de pesquisa (técnicas e científicas) e de extensão realizadas pelos professores e pesquisadores participantes do Núcleo de estudos em Controladoria e Contabilidade Tributária. O Workshop enquadra-se como um dos eventos realizado pelo “Research Arena in Accounting”, que são realizadas durante o ano.

O evento tem como finalidade disseminar pesquisas técnicas e cientificas produzidas pelos professores do Departamento de Contabilidade e do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA-RP.

A título de esclarecimento o “I Workshop de Contabilidade e Tributação” realizado, Experimentalmente, entre os dias 18 e 19 de novembro foi organizado pelos Professores Dr. Amaury Rezende do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade em parceira com o Prof. Dr. Jorge Vieira da Costa da UERJ e co-realização do CRC-SP, CRC-RJ e ANEFAC, em que foram discutidos os seguintes temas:

  1. 02 Palestras: i) Goodwill Contábil x Fiscal: Casamento ou Divórcio? com o Prof. Dr. Roberto Quiroga Mosquera da Escola de Direito – USP; ii) Ética, Tributos e Sonegação: uma análise do comportamento do contribuinte com o Prof. Dr. Ricardo Malagueño da University of East Anglia, UK.
  1. 04 Painéis: i) Convergência Fiscal, Neutralidade e Novas Obrigações Acessórias - Sra. Claudia Pimentel - Chefe da COSIT - Receita Federal do Brasil/RFB; ii) Auditoria Fiscal: Conformidade x Evasão - Sr. Manoel de Almeida Henrique - SEFAZ-SP; iii) Contabilidade em Tempo Real! - Profa. Márcia Tavares – CRC-RJ; iv) Valuation Day: Como testar os laudos de avaliação de Ativos Intangíveis? - Sra. Ana Maria França – Vice-Presidente Anefac/RJ e Sócia Apsis.
  1. 03 Discussão de paper: i) Instrumentos Financeiros Compostos: Reação de Analistas de Mercado à sua Classificação Contábil de autoria do Prof. Jorge Vieira da Costa Junior - UERJ, Prof. Alfredo Sarlo Neto - UFES e Profa. Andrea Bispo – UERJ; ii) Conservadorismo incondicional nas companhias abertas brasileiras e o contexto da neutralidade tributária de autoria da Profa. Juliana Pinhata Sanches – FEARP/USP e Prof. Dr. Silvio Hiroshi Nakao FEAR/USP,; e iii) Como as empresas se financiam? De autoria do Prof. Dr. Amaury Jose Rezende – FEARP/USP .

 

Tivemos nos dois dias de evento 180 participantes presenciais e 900 acessos na transmissão pela IPTV no dia 18 e 1300 acessos no dia 19, com a participação em todas as palestras, painéis e apresentação de paper dos debatedores: Paulo Henrique Pegas do IPEC, Edison Carlos Fernandes da Escola de Direito FGV/SP, Henrique Formigoni do Mackenzie/SP, Emanoel Marcos Lima da UFMS, Gildo Freire de Araújo do CRC/SP, José Carlos Bezerra, Superintendente de Normas Contábeis e de Auditoria da CVM, Jose Elias Feres de Almeida da UFES, Alfredo Sarlo Neto da UFES, Carlos Roberto Godoy da FEARP/USP, Marcelo Augusto Ambrozini da FEARP/USP, Silvio Hiroshi Nakao da FEARP/USP, Juliana Pinhata Sanches da FEARP/USP, Marcelo Botelho da Costa Moraes da FEARP/USP, Alfredo Sarlo Neto da UFES, Mauro Fernando Gallo da FECAP e Adolfo Henrique Coutinho e Silva da UFRJ.

Palestrantes nacionais e internacionais, Dscussões técnicas e debates; e Apresentação de Paper.

Local: Ribeirão Preto/SP - Anfiteatro da FEA-RP/USP

Data: 20 e 21 de outubro de 2016

 

  • Em São Paulo/SP - será realizado nos dias 20 e 21 de outubro de 2016
  • discussões mais técnicas (Envolvendo os acadêmicos, técnicos CMV, Auditores (empresas) e professionais)

Palestrantes nacionais e internacionais, Dscussões técnicas e debates; e Apresentação de Paper.

06/06/2016

As políticas de incentivos fiscais apresentam as mais variadas configurações, que têm promovido, há pelo menos 60 anos, uma competição tributária entre as jurisdições estaduais, devido às isenções, reduções e diferimentos de prazos para pagamentos de impostos como recurso para alavancar a industrialização regional. Essas políticas têm promovido uma guerra fiscal. As políticas de incentivos fiscais apresentam as mais variadas configurações, que têm promovido, há pelo menos 60 anos, uma competição tributária entre as jurisdições estaduais, devido às isenções, reduções e diferimentos de prazos para pagamentos de impostos como recurso para alavancar a industrialização regional. Essas políticas têm promovido uma guerra fiscal. 

16/04/2016

O I Workshop Tivemos nos dois dias de evento 180 participantes presenciais e 900 acessos na transmissão pela IPTV no dia 18 e 1300 acessos no dia 19, com a participação em todas as palestras, painéis e apresentação de paper dos debatedores: Paulo Henrique Pegas do IPEC, Edison Carlos Fernandes da Escola de Direito FGV/SP, Henrique Formigoni do Mackenzie/SP, Emanoel Marcos Lima da UFMS, Gildo Freire de Araújo do CRC/SP, José Carlos Bezerra, Superintendente de Normas Contábeis e de Auditoria da CVM, Jose Elias Feres de Almeida da UFES, Alfredo Sarlo Neto da UFES, Carlos Roberto Godoy da FEARP/USP, Marcelo Augusto Ambrozini da FEARP/USP, Silvio Hiroshi Nakao da FEARP/USP, Juliana Pinhata Sanches da FEARP/USP, Marcelo Botelho da Costa Moraes da FEARP/USP, Alfredo Sarlo Neto da UFES, Mauro Fernando Gallo da FECAP e Adolfo Henrique Coutinho e Silva da UFRJ.

Sobre o NECCT

Este núcleo de estudos busca desenvolver conhecimento em controladoria e contabilidade tributária, no que se refere as melhores práticas gerenciais para a atuação dos gestores, nas mais diversas organizações.

Áreas de Atuação

Linhas de Pesquisa

Portal de Ensino

Projetos

Produção Acadêmica

Entre em contato

Av. Bandeirantes, 3900 - Sala 03
Monte Alegre - CEP 14040-905
Ribeirão Preto - SP / Brasil
FEA-RP / USP

+55 (16) 3602-0503

[email protected]

Mídias sociais

Acesse nossa newsletter: