2º. WORKSHOP DE CONTABILIDADE E TRIBUTAÇÃO

20/10/2016

2º. WORKSHOP DE CONTABILIDADE E TRIBUTAÇÃO

Breve descrição e Objetivo

O workshop de Contabilidade e Tributação é uma iniciativa (evento) realizada pelos professores do NECCT da FEA-RP-USP que têm como finalidade fomentar e publicitar as atividades de pesquisa (técnicas e científicas) e de extensão realizadas pelos professores e pesquisadores participantes do Núcleo de estudos em Controladoria e Contabilidade Tributária. O Workshop enquadra-se como um dos eventos realizado pelo “Research Arena in Accounting”, que são realizadas durante o ano.

O evento tem como finalidade disseminar pesquisas técnicas e cientificas produzidas pelos professores do Departamento de Contabilidade e do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA-RP.

A título de esclarecimento o “I Workshop de Contabilidade e Tributação” realizado, Experimentalmente, entre os dias 18 e 19 de novembro foi organizado pelos Professores Dr. Amaury Rezende do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade em parceira com o Prof. Dr. Jorge Vieira da Costa da UERJ e co-realização do CRC-SP, CRC-RJ e ANEFAC, em que foram discutidos os seguintes temas:

  1. 02 Palestras: i) Goodwill Contábil x Fiscal: Casamento ou Divórcio? com o Prof. Dr. Roberto Quiroga Mosquera da Escola de Direito – USP; ii) Ética, Tributos e Sonegação: uma análise do comportamento do contribuinte com o Prof. Dr. Ricardo Malagueño da University of East Anglia, UK.
  1. 04 Painéis: i) Convergência Fiscal, Neutralidade e Novas Obrigações Acessórias - Sra. Claudia Pimentel - Chefe da COSIT - Receita Federal do Brasil/RFB; ii) Auditoria Fiscal: Conformidade x Evasão - Sr. Manoel de Almeida Henrique - SEFAZ-SP; iii) Contabilidade em Tempo Real! - Profa. Márcia Tavares – CRC-RJ; iv) Valuation Day: Como testar os laudos de avaliação de Ativos Intangíveis? - Sra. Ana Maria França – Vice-Presidente Anefac/RJ e Sócia Apsis.
  1. 03 Discussão de paper: i) Instrumentos Financeiros Compostos: Reação de Analistas de Mercado à sua Classificação Contábil de autoria do Prof. Jorge Vieira da Costa Junior - UERJ, Prof. Alfredo Sarlo Neto - UFES e Profa. Andrea Bispo – UERJ; ii) Conservadorismo incondicional nas companhias abertas brasileiras e o contexto da neutralidade tributária de autoria da Profa. Juliana Pinhata Sanches – FEARP/USP e Prof. Dr. Silvio Hiroshi Nakao FEAR/USP,; e iii) Como as empresas se financiam? De autoria do Prof. Dr. Amaury Jose Rezende – FEARP/USP .

 

Tivemos nos dois dias de evento 180 participantes presenciais e 900 acessos na transmissão pela IPTV no dia 18 e 1300 acessos no dia 19, com a participação em todas as palestras, painéis e apresentação de paper dos debatedores: Paulo Henrique Pegas do IPEC, Edison Carlos Fernandes da Escola de Direito FGV/SP, Henrique Formigoni do Mackenzie/SP, Emanoel Marcos Lima da UFMS, Gildo Freire de Araújo do CRC/SP, José Carlos Bezerra, Superintendente de Normas Contábeis e de Auditoria da CVM, Jose Elias Feres de Almeida da UFES, Alfredo Sarlo Neto da UFES, Carlos Roberto Godoy da FEARP/USP, Marcelo Augusto Ambrozini da FEARP/USP, Silvio Hiroshi Nakao da FEARP/USP, Juliana Pinhata Sanches da FEARP/USP, Marcelo Botelho da Costa Moraes da FEARP/USP, Alfredo Sarlo Neto da UFES, Mauro Fernando Gallo da FECAP e Adolfo Henrique Coutinho e Silva da UFRJ.

Palestrantes nacionais e internacionais, Dscussões técnicas e debates; e Apresentação de Paper.

Local: Ribeirão Preto/SP - Anfiteatro da FEA-RP/USP

Data: 20 e 21 de outubro de 2016

 

  • Em São Paulo/SP - será realizado nos dias 20 e 21 de outubro de 2016
  • discussões mais técnicas (Envolvendo os acadêmicos, técnicos CMV, Auditores (empresas) e professionais)

Palestrantes nacionais e internacionais, Dscussões técnicas e debates; e Apresentação de Paper.

Áreas de Atuação

Linhas de Pesquisa

Portal de Ensino

Projetos

Produção Acadêmica

Entre em contato

Av. Bandeirantes, 3900 - Sala 03
Monte Alegre - CEP 14040-905
Ribeirão Preto - SP / Brasil
FEA-RP / USP

+55 (16) 3602-0503

[email protected]

Mídias sociais

Acesse nossa newsletter: