ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE OS FATORES INSTITUCIONAIS E A ADOÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO AMBIENTAL PELAS EMPRESAS BRASILEIRAS

Este projeto tem como objetivo analisar como os fatores institucionais, tais como: regulação, pressão do mercado, aversão a risco dos gestores, respostas estratégicas dos gestores e nível de competitividade setorial têm influenciado no processo de institucionalização de práticas gerenciais ambientais, pelas empresas brasileiras. As análises empíricas e conceituais sobre os problemas: por que, como e quais as consequências do baixo nível de evidenciação de informações sobre os impactos ambientais gerados pelas atividades operacionais das empresas; bem como os benefícios fruto das políticas corporativas implementadas; serão analisados a luz dos pressupostos da teoria institucional. O método de coletados de dados compreendem a aplicação de questionário e a realização de entrevistas semiestruturada com gestores e usuários da informação. As análises das relações de causa-efeito serão mensuradas por meio da técnica de equações estruturais “PLS – Partial Least Square”. Dentre os resultados esperados destacam-se: (i) compreensão dos fatores que tem induzido as empresas a não adoção de um modelo informacional que contemple a divulgação de informações sobre benefícios e impactos ambientais, (ii) contexto situacional que influenciam a adoção de políticas, ações e resultados ambientais dos gestores e das organizações.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq

Amaury José Rezende
Flávia Zóboli Dalmácio
Maisa de Souza Ribeiro

Sobre o NECCT

Este núcleo de estudos busca desenvolver conhecimento em controladoria e contabilidade tributária, no que se refere as melhores práticas gerenciais para a atuação dos gestores, nas mais diversas organizações.

Áreas de Atuação

Linhas de Pesquisa

Portal de Ensino

Projetos

Produção Acadêmica

Entre em contato

Av. Bandeirantes, 3900 - Sala 03
Monte Alegre - CEP 14040-905
Ribeirão Preto - SP / Brasil
FEA-RP / USP

+55 (16) 3602-0503

[email protected]

Mídias sociais

Acesse nossa newsletter: