Nível de disclosure das atividades operacionais, econômicas e financeiras dos clubes brasileiros

TítuloNível de disclosure das atividades operacionais, econômicas e financeiras dos clubes brasileiros
Tipo de publicaçãoArtigo em Periódico
Ano de Publicação2010
AutoresRezende, AJ, Dalmácio, FZ, Salgado, AL
PeriódicoContabilidade, Gestão e Governança
Volume13
Número da Emissão2
Paginação36-50
Tipo de ArtigoJournal Article
ISSN1984-3925
Resumo

Nas últimas décadas, tem-se observado um nível significativo de insatisfação da sociedade quanto ao processo de gestão amadora praticada pelos gestores dos clubes de futebol brasileiros. Com objetivo criar uma nova postura à gestão dos clubes brasileiros, diversas alterações societárias (legislação) têm sido realizadas: Lei Zico 8.672/93, Lei Pelé 9.615/98, Resolução CFC 1.005/04 e a NBCT1 10.13. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo analisar o nível de disclosure realizado pelos clubes brasileiros. Diante das diversas alterações ocorridas na legislação brasileira, nos últimos períodos, a investigação norteou-se pelas seguintes questões: as diversas alterações na legislação (societária e contábil) trouxeram aumento ao nível de informação disponível aos stakeholders? Há um nível de homogeneização no disclosure entre os clubes? A pesquisa analisou uma amostra 70 demonstrações financeiras de clubes de futebol brasileiros, entre o período de 2001 a 2007. De acordo com os resultados, constatou-se que o nível de evidenciação está correlacionado ao tamanho econômico dos clubes e que após a inclusão de mecanismos de enforcement (mecanismos coercitivos), tem-se observado um incremento no volume de informações publicadas.

URLhttp://spell.org.br/documentos/ver/8401/nivel-de-disclosure-das-atividades-operacionais–economicas-e-financeiras-dos-clubes-brasileiros

Sobre o NECCT

Este núcleo de estudos busca desenvolver conhecimento em controladoria e contabilidade tributária, no que se refere as melhores práticas gerenciais para a atuação dos gestores, nas mais diversas organizações.

Áreas de Atuação

Linhas de Pesquisa

Portal de Ensino

Projetos

Produção Acadêmica

Entre em contato

Av. Bandeirantes, 3900 - Sala 03
Monte Alegre - CEP 14040-905
Ribeirão Preto - SP / Brasil
FEA-RP / USP

+55 (16) 3602-0503

[email protected]

Mídias sociais

Acesse nossa newsletter: