Uma análise da relação entre governança corporativa e acurácia das previsões dos analistas do mercado brasileiro

TítuloUma análise da relação entre governança corporativa e acurácia das previsões dos analistas do mercado brasileiro
Tipo de publicaçãoArtigo em Periódico
Ano de Publicação2013
AutoresDalmácio, FZ, Lopes, AB, Rezende, AJ, A. Neto, S
PeriódicoRevista de Administração Mackenzie
Volume14
Número da Emissão5
Paginação104-139
Tipo de ArtigoJournal Article
ISSN1678-6971
Resumo

O objetivo deste artigo é investigar, sob a perspectiva da Teoria da Sinalização, a influência da adoção de práticas diferenciadas de governança corporativa sobre a acurácia das previsões do consenso dos analistas de investimento do mercado brasileiro. Buscou-se essa relação em virtude da ausência de uma teoria bem desenvolvida a respeito da natureza complexa e multidimensional da governança corporativa. A acurácia das previsões dos analistas foi mensurada a partir de metodologias propostas na literatura nacional e internacional. Como proxy para adoção de práticas diferenciadas de governança corporativa foram utilizados os níveis diferenciados de governança corporativa da Bovespa (Nível 1, Nível 2 e Novo Mercado). A amostra de trabalho da pesquisa foi composta por 105 empresas de capital aberto com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo e que possuíam cobertura regular dos analistas de mercado, durante o período de 2000 a 2008. Foram consideradas tanto as instituições financeiras quanto as não-financeiras, totalizando 2.352 observações. De acordo com os resultados encontrados, há evidências de que a governança corporativa influencia positivamente a acurácia das previsões dos analistas de investimento. Desse modo, pode-se considerar que a adoção de práticas diferenciadas de governança corporativa representa um sinal positivo, emitido pelas empresas ao mercado de capitais, capaz de influenciar a acurácia das previsões do consenso dos analistas de investimento do mercado brasileiro, e que esse sinal representa parâmetros na mudança da probabilidade condicional que definem as crenças, tanto dos analistas na elaboração de suas previsões e recomendações quanto dos investidores na escolha de seus investimentos.

URLhttp://spell.org.br/documentos/ver/15008/uma-analise-da-relacao-entre-governanca-corporativa-e-acuracia-das-previsoes-dos-analistas-do-mercado-brasileiro

Sobre o NECCT

Este núcleo de estudos busca desenvolver conhecimento em controladoria e contabilidade tributária, no que se refere as melhores práticas gerenciais para a atuação dos gestores, nas mais diversas organizações.

Áreas de Atuação

Linhas de Pesquisa

Portal de Ensino

Projetos

Produção Acadêmica

Entre em contato

Av. Bandeirantes, 3900 - Sala 03
Monte Alegre - CEP 14040-905
Ribeirão Preto - SP / Brasil
FEA-RP / USP

+55 (16) 3602-0503

[email protected]

Mídias sociais

Acesse nossa newsletter: