Uma pesquisa sobre o perfil das ações brasileiras que reagem à publicação dos resultados contábeis

TítuloUma pesquisa sobre o perfil das ações brasileiras que reagem à publicação dos resultados contábeis
Tipo de publicaçãoArtigo em Periódico
Ano de Publicação2009
AutoresA. Neto, S, Galdi, FC, Dalmácio, FZ
PeriódicoRevista de Contabilidade e Organizações
Volume3
Número da Emissão6
Paginação22-40
Tipo de ArtigoJournal Article
ISSN1982-6486
Resumo

Este trabalho estuda a influência de algumas características sobre a reação dos preços das ações à divulgação das informações contábeis. A pesquisa realizada procura verificar se a média dos retornos anormais das ações são sensibilizadas pelas seguintes características: tipo de ação, regulamentação, controle acionário e liquidez. No seu desenvolvimento, foi utilizada como metodologia a técnica estatística MANOVA. A amostra pesquisada foi composta por ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA), durante o período de 1995 a 2002. Os resultados encontrados indicam que as médias dos retornos anormais são sensíveis às características controle acionário e liquidez. Porém, as evidências encontradas devem ser analisadas com restrições, pois a amostra estudada não atingiu alguns pressupostos exigidos pela técnica estatística utilizada (MANOVA). A partir dos resultados encontrados pode-se sugerir algumas propostas para novas pesquisas, na tentativa de buscar novas evidências sobre a influência das características dos mercados sobre a reação dos preços à divulgação da informação contábil. Entre as sugestões, encontram-se: a ampliação da janela do evento para analisar a influência de características sobre períodos superiores a três meses; a verificação de outras características, além das estudadas nesta pesquisa e a aplicação de outras técnicas estatísticas, tais como análise de cluster ou regressão logística.

URLhttp://spell.org.br/documentos/ver/4879/uma-pesquisa-sobre-o-perfil-das-acoes-brasileiras-que-reagem-a-publicacao-dos-resultados-contabeis

Sobre o NECCT

Este núcleo de estudos busca desenvolver conhecimento em controladoria e contabilidade tributária, no que se refere as melhores práticas gerenciais para a atuação dos gestores, nas mais diversas organizações.

Áreas de Atuação

Linhas de Pesquisa

Portal de Ensino

Projetos

Produção Acadêmica

Últimos blogs

14/08/2017 - 20:19
Valor Econômico - Legislação e Tributos
14/08/2017 - 20:09
Valor Econômico - Legislação e Tributos
14/08/2017 - 05:17
Valor Econômico - Legislação e Tributos
14/08/2017 - 05:02
Valor Econômico - Legislação e Tributos

Entre em contato

Av. Bandeirantes, 3900 - Sala 03
Monte Alegre - CEP 14040-905
Ribeirão Preto - SP / Brasil
FEA-RP / USP

+55 (16) 3602-0503

[email protected]

Mídias sociais

Acesse nossa newsletter: