Ação do BB tem forte queda em meio a temores sobre troca de comando


Grande temor entre os participantes no mercado financeiro é que a substituição do comando coloque em risco as iniciativas de corte de custos e aumento de eficiência no banco As ações do Banco do Brasil (BB) são duramente penalizadas nesta sexta-feira em meio a temores de que o presidente da instituição, André Brandão, deixe o cargo. Conforme apurou o Valor, Brandão já vinha dizendo a amigos que deixaria o cargo se não pudesse atuar de forma técnica, mas a crise na Petrobras foi a gota d'água.

Por volta das 15h40, as ações ordinárias do banco tinham queda de 3,05%, com um desempenho muito pior que seus pares no setor. Itaú Unibanco PN perdia 0,23%, enquanto Bradesco ON caía 0,34% e Bradesco PN recuava 0,73%.

Buffik/Pixabay
Assim como ocorreu há algumas semanas, quando o risco de demissão de Brandão entrou no radar dos investidores, o grande temor é que a substituição do comando coloque em risco as iniciativas de corte de custos e aumento de eficiência no banco.

Toda essa turbulência vem acompanhada da crise na Petrobras, após o presidente Jair Bolsonaro inteferir no comando da empresa - algo que prejudicou a confiança do mercado em uma política mais liberal e fiscalista. Petrobras ON tinha queda de 2,54% e Petrobras PN recuava 3,75%.
Em relatório divulgado no começo do dia, os analistas da Capital Economics disseram que o governo parece estar trilhando um caminho distante de reformas favoráveis ao investidor e em direção a uma formulação de políticas mais populista. “Essa tendência pode se intensificar com a aproximação das eleições gerais do próximo ano. Isso manteria os mercados financeiros locais sob pressão, mesmo se o cenário global melhorar”, dizem.
Para eles, o teste principal virá com a política fiscal. “Até agora, o governo está debatendo apenas uma expansão modesta do apoio emergencial à renda, no valor de cerca de 0,3% do PIB. A pressão para expandir esse estímulo e deixar de lado o teto de gastos provavelmente permanecerá alta, dada a popularidade em declínio do presidente e o peso econômico do recente endurecimento das medidas de contenção. Tal movimento levantaria novas preocupações sobre a sustentabilidade da dívida”, acrescentam.

Áreas de Atuação

Linhas de Pesquisa

Portal de Ensino

Projetos

Produção Acadêmica

Entre em contato

Av. Bandeirantes, 3900 - Sala 03
Monte Alegre - CEP 14040-905
Ribeirão Preto - SP / Brasil
FEA-RP / USP

+55 (16) 3602-0503

[email protected]

Mídias sociais

Acesse nossa newsletter: