Com 98% dos leitos de UTI ocupados, DF antecipa lockdown


Medida vale a partir da meia-noite deste sábado Com apenas quatro leitos de UTI para covid-19 vinculados à rede pública disponíveis no fim da tarde de hoje, o governo do Distrito Federal decidiu antecipar para a meia-noite deste sábado a entrada em vigor de medidas de restrições a comércio e serviços, na tentativa de reduzir a transmissão.

Segundo informações da assessoria do governo do DF, a ideia é ampliar parte dessas medidas e permitir o funcionamento apenas de serviços essenciais a partir de domingo. O motivo é a alta taxa de ocupação dos leitos, situação tida como "crítica".

Inicialmente, o governo chegou a anunciar que a medida valeria a partir de amanhã, mas mudou a data em seguida.

A lista de serviços permitidos e o detalhamento dos horários ainda não foram divulgados.

Mais cedo, o governador Ibaneis Rocha (MDB) havia emitido um decreto que restringia o funcionamento do comércio não essencial das 20h às 5h a partir de segunda-feira.

Agora, a previsão é que esse horário seja estendido, e o início das restrições, antecipado. Em entrevista a jornais locais, Ibaneis chegou a descrever a medida como um "lockdown total".

De acordo com o governo, a extensão das medidas deve ser definida em novo decreto, que deve ser publicado ainda hoje. A previsão inicial é que as medidas durem por ao menos 14 dias.

Dados do painel Info-saúde-DF apontam que a taxa de ocupação de leitos públicos de UTI contra Covid estava em 98,8% às 17h50 de hoje, no caso daqueles voltados a adultos.

Já somados os pediátricos, o índice era de 97,6%. Ao todo, havia 165 leitos ocupados, e apenas quatro ainda disponíveis, sendo dois para adultos e dois para crianças.

Fernando Zhiminaicela/Pixabay

Câmara
Após o decreto, a Câmara dos Deputados publicou portaria determinando a suspensão do acesso de visitantes e do credenciamento no âmbito da Casa. O ato é assinado pelo primeiro-secretário da Câmara, deputado Luciano Bivar (PSL-PE). A portaria passa a ser válida a partir de sua publicação.
“Fica vedado o acesso de visitantes ao Complexo da Câmara dos Deputados enquanto perdurarem as medidas restritivas de enfrentamento à emergência de saúde pública decorrentes da pandemia de Covid-19, decretadas pelo governo do Distrito Federal”, estabelece o ato. “Fica suspenso o credenciamento a que se refere o art. 259 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados enquanto perdurarem as medidas restritivas”.
Bivar atribui a decisão ao decreto editado pelo governo do Distrito Federal e destaca que, por isso, “faz-se necessária a restrição de circulação de pessoas no Complexo da Câmara dos Deputados”.
Colaborou Marcelo Ribeiro, de Brasília

Áreas de Atuação

Linhas de Pesquisa

Portal de Ensino

Projetos

Produção Acadêmica

Entre em contato

Av. Bandeirantes, 3900 - Sala 03
Monte Alegre - CEP 14040-905
Ribeirão Preto - SP / Brasil
FEA-RP / USP

+55 (16) 3602-0503

[email protected]

Mídias sociais

Acesse nossa newsletter: