‘Haddad tem capacidade maior de aglutinar’, diz Gleisi Hoffmann, sobre negociação para aliança com PSB


Com questões regionais travando uma aliança entre PT e PSB para as eleições de 2022, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou nessa sexta-feira (14) que o ex-prefeito Fernando Haddad tem maior intenção de votos em São Paulo. O Estado é a maior dificuldade a ser superada para um acordo entre as duas legendas. O PSB pretende lançar o ex-governador Márcio França para a disputa ao Palácio dos Bandeirantes.
“Vamos sentar com o PSB para conversar. Isso passa por intenção de votos, o grau de conhecimento que tem a pessoa, se já governa aquele Estado. De fato, em São Paulo, o que a gente tem visto é o Haddad em primeiro lugar nas pesquisas, acho que ele tem uma capacidade maior de aglutinar”, afirmou Gleisi, após participar de reunião na Fundação Perseu Abramo, em São Paulo, que discutiu temas econômicos para a provável campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva.
Eleições 2022: Fernando Haddad tem maior intenção de votos em São Paulo, diz a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann
Denio Simões/Valor
Gleisi manifestou disposição de conversar com dirigentes do PSB e disse que haverá uma reunião em Brasília, na semana que vem. O encontro deverá abordar a possível formação de uma federação entre os dois partidos.
O presidente do PSB, Carlos Siqueira, já deixou claro que a condição para viabilizar a aliança com o PT é o apoio do partido presidido por Gleisi às candidaturas a governador no Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Pernambuco e Rio de Janeiro. Nesse desenho de formatação de palanques regionais, o PT desistiria de lançar candidatos nesses Estados.
“Acho legítimo o PSB ter um nome, mas em razão da ausência de nome oferecemos um”, disse Gleisi, referindo-se à disputa para o governo de Pernambuco, onde o PT reforçou a candidatura do senador Humberto Costa (PT-PE).
“De fato, eles [o PSB] têm que definir. Na nossa visão, Geraldo Júlio [ex-prefeito de Recife filiado ao PSB] era o nome natural para fazer a sucessão lá. Então, como ele não foi, ficou esse vácuo”, afirmou Gleisi.
“Acho que o Humberto é um bom nome, tem trânsito bom com o PSB e sempre esteve junto. Mas nós vamos fazer essa discussão na semana que vem, em Brasília”, disse a presidente nacional do PT.

Áreas de Atuação

Linhas de Pesquisa

Portal de Ensino

Projetos

Produção Acadêmica

Entre em contato

Av. Bandeirantes, 3900 - Sala 03
Monte Alegre - CEP 14040-905
Ribeirão Preto - SP / Brasil
FEA-RP / USP

+55 (16) 3602-0503

[email protected]

Mídias sociais

Acesse nossa newsletter: