II Workshop de Contabilidade e Tributação

Nos dias 20 e 21 de outubro, acontecerá, no anfiteatro da FEARP/USP, o II Workshop em Contabilidade e Tributação, realizados pelo NECCT, PPGCC da USP/FEA-RP e PPGCC da UERJ.

O objetivo do nosso workshop é reunir pesquisadores e profissionais nacionais e internacionais que pesquisam e atuam nas áreas de contabilidade e tributação para discutirem projetos de pesquisas e experiências técnicas.

O evento conta ainda com o apoio institucional da FUNDACE, CRC-RJ, CRC-SP, Editora Gen e Atlas e CFC. O evento será será transmitido ao vivo. Isto possibilitará que professores, alunos e profissionais possam assistir as palestras, os debates e as discussões dos papers, em tempo real.

 

PALESTRANTES

 

PROGRAMAÇÃO:

Clique aqui para obter o programa provisório.

Para mais detalhes entre em contato: [email protected] ou [email protected] 

 

INSCRIÇÃO ONLINE

  • A taxa de inscrição para participação Presencial é $100,00  - Clique aqui ! 
  • A taxa de inscrição para participação A Distância é $30,00 - Clique aqui !

Obs. Os pagamentos devem ser feitos por pelo sistema de inscrição no site NECCT.ORG.

Os cancelamentos feitos antes de 10 de outubro de 2016 serão reembolsados 50% do valor total. Nenhum reembolso será possível após essa data.

 

COORDENAÇÃO:

  • Prof. Dr. Amaury José Rezende – FEA-RP/USP
  • Profa. Flávia Zóboli Dalmácio – FEA-RP/USP
  • Profa. Maísa de Sousa Ribeiro – FEA-RP/USP

 

COMITÊ CIENTÍFICO

  • Prof. Dr Jorge Viera Júnior
  • Prof. Dr Roberto Quiroga Mosquera
  • Prof. Dr Amaury José Rezende

 

REGAS PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Os trabalhos submetidos podem ser desenvolvidos sob qualquer metodologia acadêmica consagrada (analítico-teórico, empírico-quantitativo, empírico-qualitativo, empírico-experimental, estudo de caso, ensaio teórico, simulação normativa), quer seja sob uma linha normativa-legal (“como fazer, dado um paradigma legal, normativo ou conceitual”), quer seja sob uma linha positiva-empírica (“o que é observado, dados determinados incentivos econômicos e/ou paradigmas comportamentais”).

Nesse sentido, plataformas teóricas amparadas nos ramos da teoria econômica ou de finanças, teorias psicológicas ou sociológicas são muito bem-vindas. Trabalhos com ausência de plataformas teóricas, eminentemente práticos, são também muito bem-vindos, contanto que apresentem excelência e tenham relevância para solução de um problema prático premente.

São incentivados trabalhos cuja problemática enderece questões de pesquisa para aplicação de IFRSs/CPCs no Brasil e no exterior; para o campo das Finanças Corporativas com a interface contábil; para repercussões no Mercado de Capitais com a interface contábil; para aplicação da Legislação Tributária e do Direito Tributário. Podem ser enumerados alguns temas (rol não exaustivo): 

  • Planejamento tributário, evasão fiscal, fraude contábil e fiscal e gerenciamento de resultados.
  • O conteúdo informacional das variáveis contábeis para o Mercado de capitais (Abordagem Informacional da Contabilidade);
  • Impactos e incentivos da regulação tributária sobre a estruturação de transações/arranjos societários;
  • O papel da Contabilidade nos contratos escritos e não escritos e no monitoramento dos conflitos de agência (Abordagem Contratual da Contabilidade);
  • O processo de determinação dos padrões contábeis (“Lobby” Político e Teoria da Regulação);
  • Regulação governamental e não governamental no disclosure corporativo e na profissão contábil e de auditoria;
  • Aplicação de padrões contábeis e da legislação tributária;
  • Interdisciplinaridade entre a Contabilidade e o Direito.

Todos os artigos aceitos serão debatidos por outro participante convidado, dando aos participantes a oportunidade de receber feedback sobre o seu projeto de pesquisa.

  • Os trabalhos podem ser submetidos completos ou como proposta e devem consistir de uma página de rosto e no corpo da proposta. Todas as submissões devem ser on-line (http://rect.fearp.usp.br/index.php/Workshop/index) como um único documento, criado em um dos seguintes formatos compatíveis: Adobe Portable Document Format ( .pdf) ou Microsoft Word (.doc , .docx).
  • A página de rosto deve ser uma folha separada, contendo as seguintes informações: Título, o nome de cada autor, filiação institucional, endereço, telefone, fax, e -mail.
  • O corpo do artigo / proposta deve incluir:
    • Tópico de pesquisa e a questão de pesquisa
    • Método de pesquisa e
    • Teoria ou pressupostos subjacentes
    • Contribuição prévia para a pesquisa e prática
    • Resultados esperados

Para fazer a submissão CLIQUE AQUI!

 

LOCAL DO EVENTO: 

Anfiteatro da FEA-RP/USP

Av. Bandeirantes, 3900 - Campus da Usp – FEA-RP

Ribeirão Preto – SP

Phone +55 16-3315-0503

 

A CIDADE

Ribeirão Preto é um município do estado de São Paulo, distando desta cerca de 315 km da capital. A população é de 666 323 habitantes e está entre os 30 maiores municípios brasileiros. Possui o décimo maior PIB do estado de São Paulo e o vigésimo sétimo de todo o país, sendo que o Índice de Desenvolvimento Humano é 0,823.

 

A FEA-RP

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP) é uma escola de negócios fundada em 1992 dentro da principal universidade da América Latina. É voltada para o ensino de graduação e pós-graduação nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e afins.  Para isso, oferece cursos de graduação em Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Economia Empresarial e Controladoria, totalizando 1337 alunos. A FEA-RP/USP conta com três programas de pós-graduação stricto sensu, com 192 alunos: Controladoria e Contabilidade (mestrado e doutorado), Economia - Área: Economia Aplicada (mestrado) e Administração de Organizações (mestrado e doutorado). A Faculdade oferece também diversos cursos de especialização (MBAs), contando com mais de 1800 alunos.

 

HOTÉIS RECOMENDADOS

Mercure Hotel - http://www.mercure.com/pt-br/hotel-8925-mercure-ribeirao-preto/index.shtml

Taiwan Hotel - http://www.taiwanhotel.com.br/site/

Áreas de Atuação

Linhas de Pesquisa

Portal de Ensino

Projetos

Produção Acadêmica

Últimos blogs

Entre em contato

Av. Bandeirantes, 3900 - Sala 03
Monte Alegre - CEP 14040-905
Ribeirão Preto - SP / Brasil
FEA-RP / USP

+55 (16) 3602-0503

[email protected]

Mídias sociais

Acesse nossa newsletter: