Ministério Público Federal vive a maior crise da sua história, diz Bonsaglia

Posicionamento do subprocurador mais votado na eleição da lista tríplice para o cargo de procurador-geral se deu após críticas feitas pelo Conselho Superior a Aras Candidato mais votado na eleição da lista tríplice para a escolha do cargo de procurador-geral, o subprocurador-geral Mário Bonsaglia, escreveu neste sábado que o Ministério Público Federal vive a maior crise da sua história em meio a tentativa de centralização hierárquica e dos ataques feitos contra a independência dos membros do órgão.

“O MPF vive a maior crise de sua história, em meio a uma clara tentativa de centralização hierárquica. Princípios constitucionais fundamentais que regem o Ministério Público, como a independência funcional de seus membros, e a democracia interna, vêm sendo alvo de ataques”, escreveu Bonsaglia, em sua página oficial no Twitter. “Mandamentos constitucionais como a autonomia da instituição, a independência funcional de seus membros e a regra do Procurador natural objetivam a salvaguarda do próprio Estado Democrático de Direito, impedindo que o Ministério Público possa ser dirigido monoliticamente”, completou em outra postagem.
Initial plugin text

O membro do Conselho Superior da Procuradoria Geral da República compartilhou uma nota da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) com críticas a Augusto Aras, titular da PGR.

Ontem, o procurador-geral da República foi alvo de críticas de membros do Conselho Superior do Ministério Público. Durante sessão virtual para votar o orçamento de 2021, os conselheiros demonstraram oposição às críticas feitas por Aras ao funcionamento do órgão e ao trabalho da Operação da Lava Jato. Uma carta aberta contra o PGR foi lida. Após a leitura, Aras reagiu e acusou os colegas de “oposição sistemática” a ele.

Áreas de Atuação

Linhas de Pesquisa

Portal de Ensino

Projetos

Produção Acadêmica

Entre em contato

Av. Bandeirantes, 3900 - Sala 03
Monte Alegre - CEP 14040-905
Ribeirão Preto - SP / Brasil
FEA-RP / USP

+55 (16) 3602-0503

[email protected]

Mídias sociais

Acesse nossa newsletter: