Móvel brasileiro ganha valor no Salão de Milão


Com a presença de 39 empresas e 24 designers do país, indústria moveleira nacional expõe suas criações em mostras e espaços exclusivos no evento mais importante do setor A participação brasileira na 60ª edição do Salone del Mobile —Milano 2022, o salão de mobiliário mais importante do mundo, realizado no início do mês de junho, reflete o bom momento que vive a indústria de móveis nacional. No total, 39 empresas e 24 designers brasileiros apresentaram suas criações tanto dentro dos pavilhões da Rho Fiera Milano, local do evento principal, quanto no FuoriSalone, calendário de mostras paralelas espalhadas pela cidade durante os seis dias da feira.
Destaque para as ações do projeto setorial Brazilian Furniture, uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria do Mobiliário (Abimóvel) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que realizou duas exposições na cidade italiana, e para a participação inédita da marca Ornare no pavilhão Eurocucina, um dos mais disputados do salão, com os melhores fabricantes de cozinhas do ano.
“Os espaços brasileiros fizeram grande sucesso junto ao público, as pessoas se surpreendiam com a qualidade e o design dos produtos”, conta Cândida Cervieri, diretora executiva da Abimóvel e gerente responsável por Novos Projetos e Exportação no Brazilian Furniture.
Um dos eventos produzidos pela iniciativa, o “Design transforma Milão”, ocupou a Piazza Santo Estefano com móveis de 22 marcas nacionais expostos dentro de contêineres de vidro refrigerados , cuja curadoria é da Moreira do Valle. Perto dali, na Università Degli Studi di Milano, a mostra “Poesia do Cotidiano”, com curadoria de Bruno Simões, resgatou parte da memória do design nacional.
“A madeira brasileira, as tramas e o couro são nossos diferenciais no mercado internacional”, avalia Cândida, que destaca ainda a confiabilidade do móvel nacional quanto a questões ligadas à sustentabilidade e ao design brasileiro. “São produtos certificados porque, hoje em dia, não se exportam móveis que não tenham rastreabilidade em sua cadeia produtiva e de custódia. Mercados como os dos EUA, da União Europeia e do Oriente Médio são extremamente exigentes com essas questões.”
Salone del Mobile — Milano 2022
PARTICIPAÇÃO INÉDITA
Dentro da mostra oficial, nove fabricantes brasileiros marcaram presença com espaços exclusivos. O grande destaque ficou por conta da Ornare, de móveis planejados de alto padrão, que, pela primeira vez na história, levou uma marca brasileira para o espaço destinado às melhores cozinhas do mundo, segundo os curadores do evento.
“Levamos a cozinha porque ela é o centro da casa”, comenta Murillo Schatan, fundador da Ornare. “Nosso móvel compete em preço e qualidade com os melhores do mundo, como os fabricados na Alemanha e na Itália”, afirma.
Para o executivo, a participação no pavilhão oficial da feira foi importante pela exposição da marca e pelos contatos diretos com clientes potenciais. A Abimóvel e a Apex-Brasil estimam que foram realizadas mais de duas mil conexões comerciais durante o evento, com potencial de gerar US$ 35 milhões em negócios.
Com 17 lojas no Brasil, a Ornare segue forte em sua estratégia de internacionalização. Já são nove endereços nos Estados Unidos e um em Dubai, nos Emirados Árabes, inaugurado há três meses. A experiência vem dando tão certo que Schatan já planeja um segundo showroom no Oriente Médio: em Riad, capital da Arábia Saudita. “A aceitação por lá tem sido surpreendente. Eles entram na loja e compram tudo!”, comemora.

Áreas de Atuação

Linhas de Pesquisa

Portal de Ensino

Projetos

Produção Acadêmica

Entre em contato

Av. Bandeirantes, 3900 - Sala 03
Monte Alegre - CEP 14040-905
Ribeirão Preto - SP / Brasil
FEA-RP / USP

+55 (16) 3602-0503

[email protected]

Mídias sociais

Acesse nossa newsletter: