Suspeito de ataque a Salman Rushdie é acusado de tentativa de homicídio, diz promotor


Hadi Matar, de 24 anos, foi colocado em prisão preventiva sem direito a fiança O homem suspeito de atacar o escritor Salman Rushdie na sexta-feira foi acusado de tentativa de homicídio e está detido sem fiança, disse o Gabinete do Procurador Distrital de Chautauqua, no Estado de Nova York. Hadi Matar, de 24 anos, é de Fairview, Nova Jersey. Ele foi preso pela polícia de Nova York, logo após ao ataque. Segundo a polícia, a motivação do crime não foi ainda esclarecida.

Matar foi indiciado na sexta-feira por tentativa de homicídio em segundo grau e agressão em segundo grau, segundo o promotor distrital do condado, Jason Schmidt, em comunicado. “O indivíduo responsável pelo ataque de ontem, Hadi Matar, foi agora formalmente acusado de tentativa de homicídio em segundo grau e agressão em segundo grau”, afirmou em comunicado.

A Promotoria acrescentou ainda que, após as acusações, Matar foi colocado em prisão preventiva sem direito a fiança.

Segundo o El País, Matar é originário do Líbano e sua família vem da cidade de Yaroun, no sul do país. O presidente local destacou que os pais de Matar emigraram para os Estados Unidos e que ele nasceu e foi criado lá. O promotor Jason Schmidt explicou que as agências de aplicação da lei estaduais e federais, incluindo as de Nova Jersey, estão trabalhando para entender o planejamento e a preparação que precedeu o ataque e determinar se acusações adicionais devem ser feitas.

Um representante do grupo armado libanês Hezbollah negou que a organização tenha participado do ataque ao escritor britânico Salman Rushdie. O grupo diz não ter informações sobre o motivo do atentado.

O escritor anglo-indiano Salman Rushdie, de 75 anos, respira por meio de ventilação mecânica após receber múltiplas facadas enquanto falava em uma conferência em Nova York, nesta sexta-feira. Ele passou por uma cirurgia e segundo seu agente nos Estados Unidos, Andrew Wylie, ainda não conseguia falar. "As notícias não são boas", disse ele, em mensagem enviada ao The New York Times.

O autor de 'Versos satânicos' corre o risco de perder um olho e teve o fígado e os nervos de um dos braços atingidos pelos golpes, segundo Wylie. Um dos ferimentos do autor foi no lado direito do pescoço e no abdome. Relatos de outras testemunhas dizem que o escritor recebeu de 10 a 15 golpes. Rushdie foi levado do local de helicóptero por socorristas.

Ralph Henry Reese, que estava entrevistando o escritor, também sofreu um leve ferimento na cabeça. Ele recebeu alta de um hospital na tarde de sexta-feira. Em uma declaração enviada ao jornal americano por e-mail, Reese chamou Rushdie de "um dos grandes defensores da liberdade de expressão e liberdade de expressão criativa".
Salman Rushdie
Rogelio V. Solis/AP

Áreas de Atuação

Linhas de Pesquisa

Portal de Ensino

Projetos

Produção Acadêmica

Últimos blogs

Entre em contato

Av. Bandeirantes, 3900 - Sala 03
Monte Alegre - CEP 14040-905
Ribeirão Preto - SP / Brasil
FEA-RP / USP

+55 (16) 3602-0503

[email protected]

Mídias sociais

Acesse nossa newsletter: