Contabilidade ambiental e o agronegócio: um estudo empírico entre as usinas de cana-de-açúcar

TítuloContabilidade ambiental e o agronegócio: um estudo empírico entre as usinas de cana-de-açúcar
Tipo de publicaçãoArtigo em Periódico
Ano de Publicação2009
AutoresAssis, JV, Ribeiro, MS, Miranda, CS, Rezende, AJ
PeriódicoSociedade, Contabilidade e Gestão
Volume4
Número da Emissão2
Paginação88-103
Tipo de ArtigoJournal Article
ISSN1982-7342
Resumo

Diante das pressões sociais pela diminuição dos altos índices de degradação ambiental, novos conceitos ganharam força e, assim, novas tendências surgiram no mundo contemporâneo dos negócios – entre elas a da sustentabilidade. A partir desse contexto, este artigo teve como foco a responsabilidade socioambiental no setor sucroalcooleiro, e como referencial as usinas associadas à UNICA. Estabeleceram-se como objetivos: a) a análise do processo de gestão ambiental vinculado às ações mitigadoras na produção de açúcar e álcool; e b) a identificação do nível de aderência às práticas de reconhecimento, mensuração e evidenciação contábil dos eventos de natureza ambiental. Trata-se de uma pesquisa exploratória, que se utilizou de questionários mensurados em escala likert, os quais foram distribuídos às 114 associadas da UNICA, com 26% de retorno. Os resultados demonstram o consolidado de uma série de declarações otimistas, porém, divergentes da realidade conhecida pela sociedade, como o cumprimento da legislação ambiental pertinente, erradicação completa do trabalho infantil e tratamento dos resíduos do processo produtivo. O resultado encontrado sugere novos temas de pesquisa como o grau de aderência aos fatores apontados: cumprimento das legislações ambientais e do tratamento dos resíduos, por exemplo. Sugere-se, ainda, a verificação da existência de relação entre os resultados apurados e a origem do capital; à configuração societária das empresas; e ao mercado em que atuam.

URLhttp://spell.org.br/documentos/ver/34182/contabilidade-ambiental-e-o-agronegocio–um-estudo-empirico-entre-as-usinas-de-cana-de-acucar

Sobre o NECCT

Este núcleo de estudos busca desenvolver conhecimento em controladoria e contabilidade tributária, no que se refere as melhores práticas gerenciais para a atuação dos gestores, nas mais diversas organizações.

Áreas de Atuação

Linhas de Pesquisa

Portal de Ensino

Projetos

Produção Acadêmica

Últimos blogs

26/04/2024 - 00:02
Valor Econômico

Entre em contato

Av. Bandeirantes, 3900 - Sala 03
Monte Alegre - CEP 14040-905
Ribeirão Preto - SP / Brasil
FEA-RP / USP

+55 (16) 3602-0503

[email protected]

Mídias sociais

Acesse nossa newsletter: