Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF)

NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL (NAF)

 

A Receita Federal iniciou, no ano de 2011, projeto pioneiro de educação fiscal no âmbito universitário de apoio às pessoas físicas de baixa renda e às micro e pequenas empresas. Essa iniciativa, que no Brasil denominamos de Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), tem como finalidades principais:

  • Dar suporte contábil e fiscal às pessoas físicas, às micro e pequenas empresas e ao público interno das instituições de ensino onde os núcleos se situam; e
  • Agir como centro de geração de conhecimento fiscal, através de grupos de estudos envolvendo estudantes, professores e profissionais da administração tributária, mesas de discussões, palestras, seminários, estudos de casos concretos, visitas de estudantes às oficinas da Receita Federal, além de outras formações e capacitações oferecidas aos estudantes universitários.

Há atualmente mais de 250 Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal no país e mais de 80 em outros países da América Latina. O desenvolvimento dos NAF fora do Brasil tem sido fortemente impulsionado pelo apoio do Eurosocial, um consórcio que agrupa mais de 80 instituições europeias e latino-americanas com ampla experiência em diferentes áreas temáticas que guardam relação com a coesão social na América Latina.

 

ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA

 

No dia 16 de outubro, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP assinou um acordo de cooperação técnica com a Delegacia da Receita Federal do Brasil em Ribeirão Preto. O acordo visa incrementar o projeto Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) que tem como objetivo:

  • Promover atividades sobre educação fiscal. Além disso, o acordo também vai proporcionar aos estudantes conhecimento sobre a função econômica e social dos tributos;
  • Qualificar o aluno por meio de vivência prática, através de discussões e visitas guiadas à Receita Federal;
  • Disponibilizar orientação contábil e fiscal pelos estudantes a pessoas físicas de baixa-renda, microempresas, microempreendedores e entidades sem fins lucrativos.

As atividades do NAF-FEA-RP são coordenadas pelos professores Amaury José Rezende e Silvio Hiroshi Nakao, do departamento de Contabilidade da FEA-RP, que serão desenvolvidas por intermédio de duas disciplinas optativas:

  • Educação Tributária I  -  tem omo objetivo a capacitação dos alunos e a elaboração de planos de atendimento à comunidade local; e
  • Educação Tributária II -  oferecerá atendimentos, em termos de orientações à comunidade, por meio de plantões dos alunos, em dias específicos.

Os contribuintes podem esclarecer dúvidas sobre Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) e Microempreendedor Individual (MEI).

 

Agendamento pelo website:   www.naf.fearp.usp.br

 

 

 

Área de Atuação

Hidden

Sobre o NECCT

Este núcleo de estudos busca desenvolver conhecimento em controladoria e contabilidade tributária, no que se refere as melhores práticas gerenciais para a atuação dos gestores, nas mais diversas organizações.

Áreas de Atuação

Linhas de Pesquisa

Portal de Ensino

Projetos

Produção Acadêmica

Entre em contato

Av. Bandeirantes, 3900 - Sala 03
Monte Alegre - CEP 14040-905
Ribeirão Preto - SP / Brasil
FEA-RP / USP

+55 (16) 3602-0503

[email protected]

Mídias sociais

Acesse nossa newsletter: