Mensuração de benefícios e impactos ambientais: uma aplicaçao no setor saneamento brasileiro

TítuloMensuração de benefícios e impactos ambientais: uma aplicaçao no setor saneamento brasileiro
Tipo de publicaçãoArtigo em Periódico
Ano de Publicação2013
AutoresRezende, AJ, Ribeiro, MS, Nakao, SH
PeriódicoAdvances in Scientific and Applied Accounting
Volume6
Número da Emissão3
Paginação294-320
Tipo de ArtigoJournal Article
ISSN1983-8611
Resumo

Este artigo tem como objetivo desenvolver uma estrutura conceitual que possibilite os gestores reconhecer, mensurar e evidenciar os impactos ambientais decorrentes das atividades operacionais e os benefícios ambientais decorrentes das políticas corporativas implementadas. Por meio do método de pesquisa-ação, em seis etapas, desenvolveu-se um modelo de balanço ambiental. Dentre os recursos utilizados destacam-se: levantamento da literatura nacional e internacional; reuniões com os gestores; visitas a nove unidades operacionais; e, na fase empírica, realizou-se um mapeamento das atividades que geram impactos e benefícios ambientais. Por fim, estruturou-se, conjuntamente com os gestores da companhia, um modelo conceitual. Os resultados da aplicação da proposta demonstraram alto grau de aderência do modelo no processo de mensuração e evidenciação dos impactos e benefícios ambientais, decorrentes das transações e atividades realizadas pela companhia.

URLhttp://spell.org.br/documentos/ver/18178/mensuracao-de-beneficios-e-impactos-ambientais–uma-aplicacao-no-setor-saneamento-brasileiro

Sobre o NECCT

Este núcleo de estudos busca desenvolver conhecimento em controladoria e contabilidade tributária, no que se refere as melhores práticas gerenciais para a atuação dos gestores, nas mais diversas organizações.

Áreas de Atuação

Linhas de Pesquisa

Portal de Ensino

Projetos

Produção Acadêmica

Entre em contato

Av. Bandeirantes, 3900 - Sala 03
Monte Alegre - CEP 14040-905
Ribeirão Preto - SP / Brasil
FEA-RP / USP

+55 (16) 3602-0503

[email protected]

Mídias sociais

Acesse nossa newsletter: