Em busca do entendimento da formação dos hábitos e das rotinas da contabilidade gerencial: um estudo de caso

TítuloEm busca do entendimento da formação dos hábitos e das rotinas da contabilidade gerencial: um estudo de caso
Tipo de publicaçãoArtigo em Periódico
Ano de Publicação2006
AutoresGuerreiro, R, Pereira, CA, Rezende, AJ
PeriódicoRevista de Administração Mackenzie
Volume7
Número da Emissão2
Paginação78-101
Tipo de ArtigoJournal Article
ISSN1678-6971
Resumo

Tendo-se em vista a tendência da estabilidade das rotinas da contabilidade gerencial e a dificuldade da introdução prática de novas abordagens conceituais, este estudo tem como objetivo identificar características fundamentais de hábitos e rotinas da contabilidade gerencial. A pesquisa buscou estudar os hábitos e rotinas existentes, bem como novos hábitos e rotinas surgidos a partir da instalação de um processo de mudança nos sistemas de custos e preços de uma empresa comercial familiar de porte médio. Considerando a necessidade de entendimento da situação da empresa antes do processo de mudanças, durante o processo e após a implantação, optou-se pela metodologia de pesquisa–ação. A busca por respostas às questões levantadas durante as observações deu-se com base no arcabouço das teorias institucional e da contingência. Em relação aos resultados do caso estudado, destacam-se: 1. a análise dos impactos de contingências ambientais, tornando ineficazes os hábitos e rotinas de contabilidade gerencial existentes; 2. a dificuldade de mudança nos velhos hábitos e rotinas institucionalizados, empregados de forma inconsciente; 3. o emprego de diferentes estratégias para a institucionalização dos novos conceitos gerenciais.

URLhttp://spell.org.br/documentos/ver/11280/em-busca-do-entendimento-da-formacao-dos-habitos-e-das-rotinas-da-contabilidade-gerencial–um-estudo-de-caso

Sobre o NECCT

Este núcleo de estudos busca desenvolver conhecimento em controladoria e contabilidade tributária, no que se refere as melhores práticas gerenciais para a atuação dos gestores, nas mais diversas organizações.

Áreas de Atuação

Linhas de Pesquisa

Portal de Ensino

Projetos

Produção Acadêmica

Entre em contato

Av. Bandeirantes, 3900 - Sala 03
Monte Alegre - CEP 14040-905
Ribeirão Preto - SP / Brasil
FEA-RP / USP

+55 (16) 3602-0503

[email protected]

Mídias sociais

Acesse nossa newsletter: