Alerta de premiê para economia da China foi mais grave que discurso oficial


Declarações a milhares de autoridades locais em uma reunião emergencial na quarta-feira foram mais francas do que o discurso oficial divulgado pela mídia estatal chinesa O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, alertou para consequências graves se as autoridades não agirem de forma decisiva para evitar que a economia deslize ainda mais, e disse que uma contração no segundo trimestre deve ser evitada.
Leia Mais:
UBS e JPMorgan cortam previsões para PIB da China com "covid zero"
China já sinaliza possível queda do PIB no 2º trimestre
Surto de covid em Pequim alimenta temor de lockdown
Seus comentários a milhares de autoridades locais em uma reunião de emergência na quarta-feira foram mais francos do que o discurso oficial publicado pela mídia estatal.
Li disse aos participantes que o crescimento econômico corre o risco de sair de uma faixa razoável, de acordo com pessoas familiarizadas com as discussões. Ele disse que a China pagará um preço alto, com um longo caminho para a recuperação, se a economia não puder continuar a se expandir a uma determinada taxa. Isso significa que o crescimento deve ser positivo no segundo trimestre, disse ele, segundo as pessoas, que não quiseram ser identificadas.
As observações reforçam a expectativa dos economistas de que a meta de crescimento do governo este ano, de cerca de 5,5%, está cada vez mais fora do alcance. Pequim se mantém firme em sua estratégia "covid zero", que paralisou a atividade em grandes centros como Xangai. Economistas consultados pela Bloomberg agora esperam que a economia cresça apenas 4,5% este ano, com alguns, como Morgan Stanley, rebaixamento crescimento até 3,2%.
Li listou alguns objetivos para as autoridades locais se concentrarem neste ano, incluindo um melhor equilíbrio entre os controles de covid e o crescimento econômico.
Aqui estão alguns dos principais destaques da reunião de Li que não foram relatados pela mídia oficial:
Desemprego
Li disse que a alta na taxa de desemprego - que atingiu 6,1% em abril, perto de um recorde - traria graves consequências. Embora os saltos sejam toleráveis no curto prazo, ele alertou que os perigos surgirão se o problema durar mais de um trimestre. Essa preocupação, disse ele, significa que o crescimento econômico deve ser positivo no segundo trimestre, e a taxa de desemprego deve cair.
Finanças Locais
Li deixou claro para as autoridades locais que suas economias precisam se recuperar para que possam gerar renda, e que toda a ajuda que o governo central pode fornecer foi incluída no orçamento. Os governos locais precisam apoiar a retomada do trabalho à medida que o vírus for controlado.
Inflação
Li também enfatizou a necessidade de garantir que a produção de grãos não fique abaixo dos níveis do ano passado, pois essa produção é fundamental para manter a inflação sob controle. Ele disse aos governos locais para garantir que a colheita e a estocagem de verão sejam conduzidas sem problemas - o que significa que a colheita não pode parar mesmo se houver um surto de Covid.
Energia
O primeiro-ministro disse às autoridades que mantenham as minas de carvão em operação desde que atendam à segurança do trabalho neste verão, acrescentando que a energia será escassa, independentemente do estado da economia. Cortes de energia não podem acontecer, acrescentou.
Li também destacou a importância da manufatura na China, que ele disse ser um pilar que emprega até 300 milhões de pessoas, ao contrário dos países desenvolvidos, onde as indústrias de serviços representam a maior parte da economia. A cadeia industrial deve ser protegida, disse.
O presidente da China, Xi Jinping (esq.), e o primeiro-ministro Li Keqiang, na abertura do 12º Congresso Nacional do Povo
Tomohiro Ohsumi/Bloomberg

Áreas de Atuação

Linhas de Pesquisa

Portal de Ensino

Projetos

Produção Acadêmica

Últimos blogs

26/04/2024 - 00:02
Valor Econômico

Entre em contato

Av. Bandeirantes, 3900 - Sala 03
Monte Alegre - CEP 14040-905
Ribeirão Preto - SP / Brasil
FEA-RP / USP

+55 (16) 3602-0503

[email protected]

Mídias sociais

Acesse nossa newsletter: