Conheça Esteves Colnago, novo secretário especial de Tesouro e Orçamento da equipe de Guedes


Escolhido para ocupar o posto de secretário especial do Tesouro e Orçamento, Esteves Colnago atualmente faz a ponte entre o Ministério da Economia e o Congresso Nacional, na posição de chefe da Assessoria Especial de Relações Institucionais da pasta. Funcionário público de carreira, desempenhou várias funções nos antigos ministérios da Fazenda e do Planejamento e chegou ao posto de ministro do Planejamento no governo de Michel Temer, de abril a dezembro de 2018.

Na equipe de Guedes desde o início, Colnago foi primeiramente secretário-adjunto da secretaria especial de Fazenda, que depois trocou de nome para Tesouro e Orçamento. O titular à época era Waldery Rodrigues. Depois, passou para a assessoria especial direta do ministro.

“É um símbolo do funcionalismo público”, elogiou Guedes ao anunciar seu nome. “Só pensa em ajudar o Brasil.”

O ministro ressaltou a experiência, a “alta inteligência emocional” e o profundo conhecimento da máquina pública de seu assessor. Contou que muitas vezes, ao articular reunião de sua equipe com parlamentares, esses pediam que enviasse Esteves e não outros membros da equipe.

O diálogo fluido com deputados e senadores foi citado por um interlocutor de Guedes como uma característica importante para apaziguar o relacionamento da equipe econômica com o Congresso Nacional.

Guedes afirmou que Esteves escolherá o novo titular da Secretaria do Tesouro Nacional.

Esteves é economista e especialista em contabilidade pública. Foi analista de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional de 1996 a 1998, e é analista do Banco Central desde 1998. Ocupou várias funções nos antigos ministérios da Fazenda e do Planejamento.

Ao anunciar o nome do novo secretário, Guedes cometeu equívocos em série. Chamou-o primeiro de André Esteves, fazendo confusão com o senior partner do BTG Pactual. Depois, corrigiu para André Colnago, e depois para André Esteves Colnago. O nome correto é Esteves Pedro Colnago Junior.

Áreas de Atuação

Linhas de Pesquisa

Portal de Ensino

Projetos

Produção Acadêmica

Entre em contato

Av. Bandeirantes, 3900 - Sala 03
Monte Alegre - CEP 14040-905
Ribeirão Preto - SP / Brasil
FEA-RP / USP

+55 (16) 3602-0503

[email protected]

Mídias sociais

Acesse nossa newsletter: