Líderes de PT e PDT e Kátia Abreu declaram apoio à reeleição de Alcolumbre no Senado


Parlamentares manifestaram-se em plenário mesmo sem mudança de regra que permita recondução Mesmo sem ter ainda uma mudança de regra que permita a reeleição ao comando do Poder Legislativo, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), vai se consolidando como favorito para mais dois anos à frente da Casa.

Na tarde desta quarta-feira, em sessão presencial do Senado, os líderes do PT, Rogério Carvalho (SE), do PDT, Weverton Rocha (MA), e a senadora e ex-ministra Kátia Abreu (PP-TO) fizeram questão de se manifestar publicamente, no plenário, em favor da permanência de Alcolumbre no posto.

“Tudo que for feito será à luz do dia. Quem vai decidir quem ganha eleição ou não é o voto. Apoiei a PEC da reeleição e, se isso for possível, meu voto é seu”, declarou Kátia, que organizou ontem um jantar em sua residência com as presenças do ministro Gilmar Mendes (STF), dos senadores Eduardo Braga (AM) e Renan Calheiros (AL), ambos do MDB. Alcolumbre chegou no local ao final do encontro.

Kátia Abreu: “Quem vai decidir quem ganha eleição ou não é o voto”
Ruy Baron/Valor
Líder do PT, Carvalho também deixou explícito que ele e a sigla devem apoiar Alcolumbre. “Entre a nova ou a velha política, eu fico com a boa política. A política da farsa, do discurso fácil, moralista, essa política não constrói o Brasil, não é a defesa de tese. Por isso, presidente, eu quero aqui, olhando nos seus olhos, dizer o seguinte: este ano, o Senado da República produziu, durante a pandemia, de forma remota, mais do que em uma legislatura inteira. E, se eu puder e tiver a oportunidade de dar um voto a vossa excelência, darei com muito gosto”, disse.

Weverton foi na mesma linha. “Tem que fazer [a mudança] de maneira clara e o senhor terá o meu apoio. Se for candidato, pode contar com meu apoio”, afirmou.

Alcolumbre tem feito uma maratona de encontros nesta semana para colocar de pé a estratégia para sua reeleição. Segundo interlocutores, ele esteve com cerca de 30 senadores nos últimos dias. Hoje pela manhã, Alcolumbre foi à casa do senador e presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, Omar Aziz (PSD-AM).

Áreas de Atuação

Linhas de Pesquisa

Portal de Ensino

Projetos

Produção Acadêmica

Últimos blogs

26/04/2024 - 00:02
Valor Econômico

Entre em contato

Av. Bandeirantes, 3900 - Sala 03
Monte Alegre - CEP 14040-905
Ribeirão Preto - SP / Brasil
FEA-RP / USP

+55 (16) 3602-0503

[email protected]

Mídias sociais

Acesse nossa newsletter: