II Workshop de Contabilidade e Tributação

Pesquisa: RELEVÂNCIA DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL NO MERCADO DE CAPITAIS: UMA ANÁLISE SOBRE O TESTE DE IMPAIRMENT NO SETOR DE MINERAÇÃO

Alfredo Sarlo Neto (Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis/Universidade Federal do Espírito Santo - PPGCON/UFES)
Gilmar Gomes Gazoni Junior (Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis/Universidade Federal do Espírito Santo - PPGCON/UFES)
João José Ferreira Simões Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis/Universidade Federal do Espírito Santo - PPGCON/UFES)
Paulo Porto Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis/Universidade Federal do Espírito Santo - PPGCON/UFES)
Jorge Costa Vieira Junior (Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro PGCC/UERJ)

 

Resumo: Pela Hipótese dos Mercados Eficientes (HME) as informações sobre as empresas são incorporadas pelas variações dos preços das ações. Diante deste contexto, o presente estudo tem como objetivo verificar o impacto da divulgação das informações contábeis referentes às baixas por perda de valor recuperável, identificada pelo teste de impairment, de empresas pertencentes ao setor de mineração e também, verificar se o impacto depende da magnitude da perda. Tal escolha por essa determinada informação contábil foi motivada pela existência de poucos trabalhos que evidenciam o teste de impairment e seus impactos nos retornos das ações. Foi adotada a metodologia de estudo de evento para testar a hipótese de que a divulgação de perdas por impairment é absorvida no retorno das ações. A amostra foi composta por empresas do setor de mineração em virtude do impacto que pode ser gerado nos ativos em função da evidenciação de perdas por impairment. Este trabalho diferencia-se dos demais, pois se propõe a verificar a existência de impacto da divulgação da perda por impairment sobre o preço das ações das empresas do setor de mineração. Além disso, o trabalho busca contribuir para a literatura contábil uma vez que aborda especificamente o evento impairment no setor da mineração e as empresas dominantes deste mercado. As evidências encontradas indicam que: (i) a divulgação do evento (impairment), gera impacto nos retornos acumulados médios gerais; (ii) apesar de ter encontrado retorno acumulado significativo na média geral, não foi encontrado significância quando analisados os eventos por empresa. Provavelmente esse resultado não foi significativo dado ao pequeno número de eventos; (iii) o impacto depende da magnitude da perda divulgada; (iv) o evento necessita de alguns dias para ser absorvido pelo mercado, uma vez que as significâncias estatísticas foram encontradas no final da janela de evento estudada. 

Palavras-chave: Relevância da Informação Contábil; Estudo de Eventos; Hipótese de Mercados Eficientes; impairment; mineração

 

Áreas de Atuação

Linhas de Pesquisa

Portal de Ensino

Projetos

Produção Acadêmica

Entre em contato

Av. Bandeirantes, 3900 - Sala 03
Monte Alegre - CEP 14040-905
Ribeirão Preto - SP / Brasil
FEA-RP / USP

+55 (16) 3602-0503

[email protected]

Mídias sociais

Acesse nossa newsletter: