Uma análise da complementaridade entre gestão interorganizacional de custos e open-book accounting

TítuloUma análise da complementaridade entre gestão interorganizacional de custos e open-book accounting
Tipo de publicaçãoArtigo em Periódico
Ano de Publicação2008
AutoresAguiar, AB, Rezende, AJ, Rocha, W
PeriódicoBASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS
Volume5
Número da Emissão1
Paginação66-76
Tipo de ArtigoJournal Article
ISSN1984-8196
Resumo

Diante de um ambiente marcado pela incerteza e pela alta competitividade, as empresas têm que formular estratégias que lhes garantam vantagem competitiva sustentável ao longo de seu ciclo de vida. Uma das alternativas de obtenção de vantagem competitiva sustentável é o posicionamento estratégico da organização por meio da definição da prioridade estratégica – diferenciação, liderança de custo e foco. A cadeia de valor pode ser entendida sob duas dimensões interdependentes: cadeia de suprimento e cadeia de distribuição. No que se refere à dimensão da cadeia de suprimento, a literatura recente vem desenvolvendo uma abordagem denominada Gestão Interorganizacional de Custos (GIC). Também tem se discutido o papel da contabilidade em ambas as dimensões, especialmente, a troca de informações entre diferentes elos de uma cadeia de valor – Open-Book Accounting. Este estudo tem o objetivo de desenvolver uma análise do relacionamento entre a estrutura conceitual da abordagem de GIC proposta por Cooper e Slagmulder (1999) e o Open-Book Accounting. O método de pesquisa empregado é o crítico-dialético, com base em análise bibliográfica. A análise indica que a implementação eficaz da GIC é moderada por um ambiente de Open-Book Accounting.

URLhttp://spell.org.br/documentos/ver/2532/uma-analise-da-complementaridade-entre-gestao-interorganizacional-de-custos-e-open-book-accounting

Sobre o NECCT

Este núcleo de estudos busca desenvolver conhecimento em controladoria e contabilidade tributária, no que se refere as melhores práticas gerenciais para a atuação dos gestores, nas mais diversas organizações.

Áreas de Atuação

Linhas de Pesquisa

Portal de Ensino

Projetos

Produção Acadêmica

Entre em contato

Av. Bandeirantes, 3900 - Sala 03
Monte Alegre - CEP 14040-905
Ribeirão Preto - SP / Brasil
FEA-RP / USP

+55 (16) 3602-0503

[email protected]

Mídias sociais

Acesse nossa newsletter: